sábado, 10 de outubro de 2009

Injeção de ânimo - Amor-próprio


12 sugestões para você turbinar a sua autoestima

Até a mais confiante das mortais já teve lá seus dias de baixa autoestima. O chefe reclamou? A calça jeans não entra mais? O namoro acabou? Diversos motivos abalam o amor-próprio e nos fazem questionar se temos mesmo valor. A resposta é: claro que sim! Para quem está com dificuldade de enxergar isso, aí vão 12 sugestões de psicólogos e de gente como a gente para dar uma turbinada na sua autoestima.


1. Pense positivo: "Palavras e pensamentos têm poder. Por isso, tente colocar palavras de otimismo na sua cabeça. Pensar que você vai vencer, sim, e que isso depende exclusivamente de você! Encontre essa força dentro do seu interior. Se ame!", diz a usuária do Bolsa de Mulher Angel de Personalidade.

2. Admire-se: "Se olhar no espelho todos os dias e se achar o máximo - mesmo que comece fazendo de conta, pois aos pouquinhos vamos nos acostumando com a idéia e vamos aprendendo a valorizar nossas qualidades e a não dar tanto valor às imperfeições", sugere Elen Louise, professora de artes sensuais.

3. Divirta-se: "Faça o que você mais gosta, saia com as amigas, vá ao cinema assistir a uma comédia, coma um big sorvete, transforme-se num salão de beleza, vá malhar, compre uma roupa nova, um sapato... Procure fazer parte de um grupo de artesananto, da sua igreja, de estudo, de autoajuda, um grupo que entrega sopa aos desabrigados, que faz visita aos velhinhos e crianças abandonadas - existem muitas opções. Isso vai fazer bem pra você, chamará atenção de quem não te valoriza e o resultado é que você sai ganhando muito", diz a usuária do Bolsa Spazzo Belíssima.

4. Reserve um horário para você: "É importante que a pessoa, homem ou mulher, tenha um horário só para ela, em que ela vai se cuidar, pintar a unha, cortar o cabelo. Se cuidar mesmo", lembra a psicóloga Patrícia Madruga.

5. Faça exercícios físicos: "Malho de segunda a sexta e notei resultados em um mês e meio! Recomendo a todas porque, além de fazer bem à saúde, levanta (e muito!) a nossa autoestima!", garante a usuária do Bolsa Nuh Quintela.


6. Não se compare às musas de Hollywood: "Jamais se comparar com mitos de sensualidade que sejam muitos distantes de seu biótipo. Ao contrário, buscar as que sejam mais próximas e procurar se espelhar nelas para desenvolver seu sex-appeal", sugere Elen Louise, professora de artes sensuais.

7. Seja a sua prioridade: "Coloque-se em primeiro lugar. Cultive sempre o amor próprio, seja feliz consigo mesma. Curta tudo que puder. Evite sofrer", diz a usuária do Bolsa Citoprev63.

8. Liste suas qualidades: "Fazer uma lista dos próprios méritos - ler e pensar várias vezes por dia nas qualidades que constam nessa lista - ajuda a melhorar a autoestima", sugere o psicólogo Ailton Amélio, no livro "Relacionamento amoroso: como conquistar sua metade ideal e cuidar dela".

9. Dê uma festa:
"No meu último aniversário fui tão paparicada por amigos e conhecidos, parecia que eu tinha esquecido como é essa sensação gostosa. A autoestima foi lá em cima", conta a usuária Juy Paes.

10. Conte com os amigos: "Em momento de baixa autoestima é importante focar no relacionamento social, porque os amigos dão uma força e ajudam muito a sair dessa", sugere a psicóloga Patrícia Madruga.

11. Faça um curso em uma sex shop: "Mesmo tendo muita vergonha, um dia resolvi fazer um curso dentro de uma sex shop! Me vi entrando sozinha em um deles e adorei!!! A decoração é linda, as pessoas têm um super alto-astral. Comprei várias coisas e meu namorado adorou a idéia. E ainda fez um bem pra autoestima", diz a usuária Rhburim.

12. Invista na underwear: "Usar sempre belas lingeries, independente de ter um encontro amoroso ou não. Se apreciar numa bela lingerie ajuda a mulher a se sentir mais bela, desejável e confiante", garante Elen Louise, professora de artes sensuais.


7 comentários:

Dani disse...

Oi minha querida aiga, obigada pelo carinho, ótimo saber q possso contar com vc.
Muito boas essas dicas hein!!
Estava lendo seu post anterior, então quer dizer q tenho uma amiga atriz? Q máximo!!!
Amore pq não volta a fazer teatro se te fazia tão bem?
Bjinhus

Manu disse...

Oi Rachel achei seu site por acaso, procurando um texto e por coincidência vc tb faz parte da blogosfera light, posso te add???Bjooo Ahhh adorei o texto!

Mia Knox disse...

adorei o texto!! muito legal mesmo! Beijos e bom fds!!

Batalhadora disse...

Oi,Rachel!Muito legal as dicas eu to precisando dar um up na minha autoestima.Bom o que queria saber é se vc estava ocmendo bastante proteínas, pois elas são fundamentais na alimentação.bom como vc fez substituições inteligentes tá td ok.
Beijos

*VAN* Emagrecendo... disse...

òtimas dicas flor...a gente precisa de um pouquinho de cada né...Pra mim...principalmente reservar um horário pra mim...apesar de estar desempregada, cuido da cas, roupa, marido e esqueço de mim...
vou pensar mais nisso!
bjo*

Estilo do Corpo que eu quero pra mim disse...

Oi amiga, vim conhecer o seu cantinho e adorei, fiquei encantada, pretendo voltar outras vezes.
Beijos no coração!!!

Sammy Leilane disse...

eu tento sempre me olhar no espelho e ver as mudanças que simples mudanças de hábitos fazem com você!!!! bjus um ótimo feriadão